Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Banco do Brasil é condenado ao pagamento de complementação de aposentadoria a ex-empregado do BEP

    24/04/2013 - Em mais um caso envolvendo questões decorrentes da sucessão trabalhista entre o Banco do Brasil e o antigo Banco do Estado do Piauí (BEP), o Tribunal Regional do Trabalho da 22a Região (TRT-PI) reconheceu o direito à complementação de aposentadoria a um ex-funcionário do BEP, a ser pago pelo BB. O aposentado informou que, na condição de ex-empregado do BEP, recebia do Estado do Piauí, até setembro de 2010, a complementação correspondente à diferença entre a aposentadoria paga pelo INSS e a remuneração do pessoal que permaneceu em atividade no Banco do Brasil, após a incorporação do BEP.

    A suspensão desse pagamento, pelo Estado, o levou a ajuizar a ação trabalhista em busca de obter o reconhecimento da responsabilidade do Banco do Brasil. Segundo suas argumentações, o BB teria assumido todos os ônus trabalhistas decorrentes do processo sucessório, inclusive o repasse do reajuste concedido ao pessoal da ativa aos ex-empregados do BEP, que percebem complementação de aposentadoria.

    Ao ter seu pedido negado em primeira instância, o autor da ação recorreu ao TRT, mediante recurso ordinário, insistindo na mesma tese de responsabilidade do Banco do Brasil para pagar a complementação da aposentadoria. Em sua defesa, o banco afirma que a responsabilidade do pagamento, mesmo após a incorporação, seria do Estado do Piauí, conforme lei estadual que exime o banco de tais débitos (Lei Estadual 4612/1993).

    No TRT, o relator do recurso, desembargador Arnaldo Boson Paes, destacou que a raiz da questão não está nessa lei, e sim em uma norma interna do BEP (Circular nº 12, de 3 de junho de 1966), que estabelece: "O Banco complementará os vencimentos do aposentado caso a pensão que lhe for fixada pelo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários seja inferior aos ordenados quinquenais ou anuidades que o funcionário vier percebendo no Banco ao tempo de sua aposentadoria".

    O magistrado observou que o empregado foi admitido em 1968, durante vigência da norma, e que a regra relativa ao benefício da complementação de aposentadoria pelo BEP "aderiu ao seu contrato de trabalho, tornando-se fonte de direitos e obrigações, não podendo ser modificada, revogada ou descumprida unilateralmente pelo empregador, em prejuízo do trabalhador que dela se beneficia, sob pena de violação do art. 468 da CLT."

    Para reforçar sua fundamentação, o relator mencionou a Súmula 288 do TST, que estabelece: "A complementação dos proventos da aposentadoria é regida pelas normas em vigor na data da admissão do empregado, observando-se as alterações posteriores desde que mais favoráveis ao beneficiário do direito." Nessa linha, o desembargador Boson explicou que, mesmo com a revogação Circular nº 12, em 1973, o direito do trabalhador não foi atingido, pois, segundo a Súmula 51 do TST, "as cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento". O desembargador Arnaldo Boson observou que a Lei Estadual 4.612/93 foi instituída para garantir a complementação da aposentadoria dos empregados, levando em consideração o contexto histórico e a situação econômica do BEP, que estava comprometida a ponto de o Banco Central decretar sua liquidação extrajudicial, em 1990. "As obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para o banco sucedido, são de responsabilidade do sucessor, uma vez que a este foram transferidos os ativos, as agências, os direitos contratuais, caracterizando típica sucessão trabalhista".

    Entendendo que a responsabilidade pelas obrigações trabalhistas que antes eram do BEP são hoje do Banco do Brasil, e não do Estado do Piauí, o relator votou no sentido de condenar o banco a pagar os reajustes de 7,5% e 9% concedidos aos empregados em atividade, por força dos acordos trabalhistas 2010/2011 e 2011/2012, garantindo a equiparação salarial entre o aposentado e os trabalhadores na ativa.

    O voto foi seguido, por unanimidade, pelos desembargadores da 1ª Turma do TRT/PI.

    PROCESSO RO - 0000993-83.2012.5.22.0002

    (Allisson Bacelar - ASCOM TRT/PI)

    Das decisões proferidas pela Justiça do Trabalho cabem os recursos enumerados no art. 8933 daCLTT.Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

    Assessoria de Comunicação Social. Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - TRT/PI. Tel. (86) 2106-9520 asscom@trt22.jus.br

    • Publicações1421
    • Seguidores630329
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-do-brasil-e-condenado-ao-pagamento-de-complementacao-de-aposentadoria-a-ex-empregado-do-bep/100476004

    Informações relacionadas

    EDIMAR FERREIRA, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Pedido de comutação de pena - decreto lei nº 9.246 de 21 de dezembro de 2017

    Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região TRT-22 - RECURSO ORDINÁRIO: RO XXXXX-83.2012.5.22.0002

    Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
    Artigoshá 5 anos

    Pode o juiz aplicar os efeitos da revelia à Fazenda Pública?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)