Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CLT 70 anos: debate nesta terça (30) no Fórum Trabalhista de Teresina

    29/04/2013 - Instituições públicas e representantes da sociedade civil organizada reúnem-se amanhã (30) no auditório do Fórum Trabalhista de Teresina, das 9h às 17h, para um dia de debates sobre o tema "70 anos da CLT: conquistas e perspectivas". Participarão do evento dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22a Região (TRT-PI), Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Sindicado do Lojistas do Comércio de Teresina.

    Haverá quatro painéis de debates: Flexibilização das Leis do Trabalho; Negociação Coletiva; Legislação Sindical (CUT); Ambiente e Trabalho Seguro (MPT) O evento insere-se no conjunto de diversas iniciativas que estão sendo preparadas para a comemoração dos 70 da Consolidação das Leis do Trabalho. Em nível nacional, as comemorações estão sendo coordenadas pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

    No dia 2 de maio, haverá uma solenidade na sede do TST, em Brasília, com a presença de autoridades dos três poderes e representantes da sociedade civil. Segundo as diretrizes aprovadas pela coordenação nacional, as comemorações não se limitarão ao mês de maio, mas abrangerão todo o ano de 2013, com a realização de atos públicos, solenidades, publicações, seminários e veiculação, nos meios de comunicação, de material alusivo à CLT.

    A CLT foi criada pelo Decreto Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo. A Consolidação foi assinada pelo então presidente no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para comemorar o feito. Dois anos antes, em 1941, Getúlio havia assinado a criação da Justiça do Trabalho, no mesmo local e mesmo dia do ano. Unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil e foi um março por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Seu objetivo principal é regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho nela previstas. Ela surgiu como uma necessidade constitucional, após a criação da Justiça do Trabalho.

    (Ribamar Teixeira - Ascom/TRT-PI)

    • Publicações1421
    • Seguidores630344
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/clt-70-anos-debate-nesta-terca-30-no-forum-trabalhista-de-teresina/100484906

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)