Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gratificação de função não conta para base salarial

    Alegando violação aos princípios da irredutibilidade salarial e inalterabilidade contratual lesiva, presentes na Constituição Federal e na CLT, um servidor da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí - Emgerpi, impetrou recurso no Tribunal Regional da 22ª Região (TRT-PI) solicitando a manutenção das gratificações que recebia da extinta Comdepí. O pedido foi negado pela Primeira Turma do tribunal.

    No processo, o servidor informa que sempre exerceu função gratificada, entretanto, ela havia sido suprimida em janeiro de 2011, causando-lhe desequilíbrio financeiro e ferindo o princípio de irredutibilidade salarial. O trabalhador frisou que não desejava a incorporação das gratificações, mas o reconhecimento da parcela "gratificação de função" como parte integrante de sua remuneração.

    Ele informou que era servidor da Comdepi e que foi absorvido pela Emgerpi quando o órgão de origem foi extinto e requeria que sua remuneração fosse mantida, sem a exclusão de nenhum valor. Contudo, a corte entendeu que as parcelas requeridas tem natureza de função comissionada e são transitórias, não integrando o salário permanentemente.

    A relatora do processo, desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos, afirmou que tratando-se de gratificação de função, a transitoriedade lhe é inerente, sendo admitida sua supressão, sem que isso implique violação aos princípios da irredutibilidade salarial e da inalterabilidade contratual lesiva. "Todavia, quando a gratificação for percebida por mais de 10 anos, ela adquire natureza definitiva, tendo o empregado o direito de tê-la incorporada a sua remuneração", ressaltou a relatora.

    Porém, o servidor não comprovou ter 10 anos de trabalho com função gratificada, o que impede a incorporação ao salário. Considerando os termos dos autos, os desembargadores da Primeira Turma decidiram, por unanimidade, negar provimento ao recurso.

    PROCESSO TRT RO Nº 0002088-82.2011.5.22.0003

    (Allisson Bacelar - ASCOM TRT/PI)

    Das decisões proferidas pela Justiça do Trabalho cabem os recursos enumerados no art. 893 da CLT. Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.Assessoria de Comunicação Social.Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - TRT/PI.Tel. (86) 2106-9520asscom@trt22.jus.br

    • Publicações1421
    • Seguidores630326
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações722
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gratificacao-de-funcao-nao-conta-para-base-salarial/100428932

    Informações relacionadas

    Bianca Ragasini, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de petição inicial - revisional de alimentos [atualizado 2022]

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Direito trabalhista e a incorporação de gratificação

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 4 anos

    STF reafirma jurisprudência sobre incorporação de gratificações em valor menor que o integral

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Peçahá 3 anos

    Petição Inicial - Ação Piso Salarial contra Municipío de Fortaleza

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Quinquênio e o Direito de receber o Adicional por Tempo de Serviço na Integralidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)